Vacinação e Vermifugação
É, sem dúvida, o cuidado mais importante tanto para o filhote como para o cão adulto. Os animais devem ser imunizados antes de começarem a frequentar as ruas. Existem muitas doenças virais que podem acometer os cães e são causadoras de um grande número de mortes, principalmente nos filhotes.
Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarreia, e previamente vermifugado. Se isso não for observado, pode ocorrer falha vacinal, ou seja, o organismo não responder plenamente à vacinação e o animal continua a correr risco.
As vacinas que seu cão deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que irá cuidar de seu animal. As vacinas múltipla (V8 ou V10) e antirrábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação. Abaixo, um calendário para a vacinação de filhotes, com principais vacinas que seu cão precisa tomar:
-
45 dias: Vacina Múltipla – Primeira dose
-
66 dias (21dias após a primeira dose): Vacina Multipla – Segunda dose
-
87 dias(21dias após a segunda dose): Vacina Múltipla – Terceira dose + Antirábica + vacinas comuns da região (contra Giardia, Tosse dos Canis ou Leishmaniose ou outras doenças, que devem seguir as orientações do veterinário quanto a doses multiplas e reforços).
-
Reforço anual
Existem três tipos de Vacina Múltipla: V8, V10 e V11, sendo que “V” significa “vacina” e o número que segue o V é a quantidade de doenças que seu animal ficará imunizado após a vacinação, que são:
-
Cinomose
-
Hepatite Infecciosa Canina
-
Adenovirose
-
Coronavirose
-
Parainfluenza Canina
-
Parvovirose
-
Leptospirose canina
Aliada à Vacinação e tão imporante quanto, é a Vermifugação. Os vermes podem causar anemia, fraqueza, diarréia e morte em cãezinhos. Por isso não deixe de vermifugar! Assim como a vacinação, a vermifugação não segue um padrão. Quem define o calendário é o seu veterinário. Mas, em geral o calendário segue este esquema:
-
30 dias: 1a dose de vermífugo
-
45 dias: 2a dose de vermífugo
-
60 dias: 3a dose de vermífugo
-
Reforço de 3 em 3 meses no primeiro ano de acordo com a raça do animal.
Depois de adulto a vermifugação deve ser reforçada a cada 4 ou 6 meses. O veterinário irá orientar.
Importante: Não deixe a presença de vermes no seu cãozinho ser confirmada para só então vermifugar!!! A vermifugação deve ser como prevenção!! O mesmo para a vacina, depois de doente, não adianta vacinar!
E quanto às visitas regulares ao Veterinário, não deixe de realizá-las!! Logo que adquirir seu cãozinho, já corra para um veterinário de confiança para uma primeira consulta. Retorno a cada 6 meses para um check up também é muito importante! Quanto mais cedo as doenças forem diagnosticadas, mas fácil e eficaz é o tratamento!
Qualquer anormalidade com seu filhote, procure o veterinário o mais rápido possivel!